26 maio, 2006

Pensamentos de Bertolt Brecht

Pensamentos de Bertolt Brecht

"Não escolhi ser um homem comum.
É meu direito ser diferente, ser singular, incomum,desenvolver os talentos que Deus me deu.
Não desejo ser um cidadão pacato e modesto,dependendo sempre de alguém.
Quero correr o risco calculado,sonhar e construir, falhar e suceder.
Recuso trocar incentivo por doação.
Prefiro as intemperanças à vida garantida.
Não troco minha dignidade por ajuda de outros.
Não me acovardo e nem me curvo ante ameaças.
Minha herança é ficar ereto , altivo e sem medo,
pensar e agir por conta própria e aproveitando os benefícios
de minha criatividade,
encarar arrojadamente o mundo e dizer:
Isto é o que eu sou".
"Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis"
"Nada é impossível de mudar.
Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada,
de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar."

Bertolt Brecht, in Augsburg geboren 1898-1956
Image: by Nakamura

Nenhum comentário: