15 agosto, 2009

Sejam bem-vindas Baleias ! Welcome Whales !



Sejam bem-vindas, baleias!

Por Zigon Multimídia
13 de August de 2009

Baleias Franca encantam turistas na Praia do Rosa, litoral catarinense!


Em julho, foi aberta oficialmente da temporada de observação das baleias franca. A solenidade foi realizada na sede do Instituto Baleia Franca (IBF), na Pousada Vida Sol e Mar, na Praia do Rosa, em Imbituba, onde o presidente da entidade, Enrique Litman, recebeu convidados e autoridades políticas para celebrar a chegada desses mamíferos que ajudam a movimentar o turismo de inverno do nosso litoral.

Havia uma certa apreensão de que as baleias não aparecessem justamente no final de semana da abertura oficial de observação. Seria quase o mesmo fazer uma festa de aniversário sem o aniversariante. Mas as baleias não decepcionaram e deram um show no sábado e domingo nas proximidades da Praia da Ibiraquera.

E assim será até o final de outubro. No final de julho e também agosto a aparição das baleias pela região costuma não ser tão freqüente, mas em setembro a situação muda e entre Garopaba e Laguna as baleias e seus filhotes surgirão a todo o momento. Com certeza será um espetáculo muito bonito e digno de receber todos os elogios.

No primeiro sobrevoo do ano, realizado entre Torres (RS) e Garopaba, no Sul do Estado, na quinta-feira da semana passada, foram avistados 61 mamíferos. O número é considerado alto para esta época do ano. O próximo sobrevoo será realizado em setembro, o pico da temporada, quando poderá haver pelo menos o dobro de baleias na região. O recorde de animais avistados em um único sobrevoo ocorreu em setembro de 2006, quando 196 baleias foram avistadas. Os sobrevoos de pesquisa começaram a ser feitos em 1987.

Nenhum comentário: