06 agosto, 2013

Ansiedade Generalizada + Panico = Superei

 
 
Ansiedade Generalizada
A Ansiedade Generalizada apesar de provocar vários sintomas físicos bastante perturbadores - espasmos e tremores, tensão muscular, fadiga, falta de ar, taquicardia, sudorese, secura da boca, tontura, náusea, diarréia, ondas de calor e arrepios de frio, micção freqüente, dificuldade de concentração, nervosismo, insônia, irritabilidade, dificuldades para engolir, o que tem relevo é a preocupação excessiva sobre questões diversas, como a incapacidade de enfrentar determinado problema, receio de desempenho ineficiente, preocupações somáticas difusas, não estando relacionada à expectativa de ter ataques de pânico.
Existe ansiedade e preocupação persistente ( por pelo menos 6 meses e na maioria dos dias) e excessiva com diversos acontecimentos ou atividades (desempenho escolar ou profissional, p.ex.) É comum encontrar-se três dos seguintes seis sintomas:
• Nervos à flor da pele ou inquietação
• Cansaço fácil
• Dificuldade de concentração ou "brancos" na mente
• Irritabilidade
• Tensão muscular
• Perturbação do sono
 
Pânico
Os estados de ansiedade respondem por 8% de todos os pacientes ambulatoriais (Lader e Marks - 1971). De acordo como (*)DSM-IV os estados de ansiedade são classificados em dois tipos:
1- O ataque de pânico e/ou agorafobia;
2- Ansiedade generalizada.
Os ataques de pânico são periódicos, podendo ocorrer inesperadamente e em quase todas as situações. Esses ataques consistem em um sentimento intenso de apreensão ou fim iminente, tem início repentino e estão vinculados a uma ampla variedade de sensações físicas perturbadoras - dispnéia, palpitações, dores no peito, sensação de asfixia, formigamento das mãos e pés, ondas de frio e calor, sudorese, sensação de desmaio, tremores e sentimentos de irrealidade.
Uma proporção substancial de indivíduos acometidos destes transtornos, vivenciam os dois tipos de ansiedade (Pânico e Ansiedade Generalizada)
 
Agorafobia 
A presença da agorafobia é identificada quando há extremo desconforto em situações onde possa ser complicado ou embaraçoso escapar e/ou onde o auxílio pode não estar disponível num possível ataque de pânico. Essas situações incluem:
Estar dentro ou fora de casa desacompanhado, permanecer em filas, andar de elevador, ficar em congestionamentos no trânsito, viajar de ônibus, trem, avião, carro, passar por pontes. Nota-se também um comportamento de evitação dessas situações ou lugares e ainda a restrição gradual de itinerários.
As situações descritas também são encontradas nas Fobias Simples e Social, assim o diagnóstico diferencial sempre será fundamental.

Um comentário:

Helga disse...

O tratamento é longo e efetivo a cada dia passo a passo onde para mim a fé em Deus é fundamental.