06 fevereiro, 2013

Conjugar !

 
 
 

De todas as disciplinas que precisei estudar em minha vida acadêmica, aquela que sempre me chamou a atenção foi a Língua Portuguesa, com toda a complexidade de sua gramática.
A gramática tem seus “porquês”, sua pontuação, seus plurais, suas variáveis, exceções, conceitos, seus tempos verbais. Hoje, depois de alguns anos fora dos bancos acadêmicos, comparo a gramática à vida.
Percebo que conjuguei minha vida no tempo errado, continuei no pretérito mais-que-imperfeito, pulei o presente e hoje me dei conta que o que era futuro, já passou. Errei ao empregar a pontuação... Utilizei muitas interrogações, esqueci de empregar as exclamações, busquei os modelos existentes e suas aspas e talvez tenha me perdido totalmente na aplicação das vírgulas e do ponto final... Inverti suas aplicações, utilizei vírgulas onde o mais correto seria um ponto final.
Hoje tento esquecer os “porquês”, procuro empregar a pontuação correta, sigo minhas próprias regras, analiso as minhas exceções, minhas variáveis... Transformo em gerúndio, imperativo ou condicional.
 Vou além das minhas reticências... Ainda não descobri o sujeito oculto da minha história, mas aprendi a conjugar minha vida no tempo correto e ter a certeza que, a vida é bem maior que nossas regras gramaticais...
 

Poema amiga Fernanda Kfuri