Manezês.....De onde veio?
Em Florianópolis, no Sertão do Pantanal, vive um dos maiores (ou melhores) folcloristas de Santa Catarina. Baixa estatura, olhos espertos e pensamento rápido, o manezinho Ilson Rodrigues, como todo bom manezinho, adora uma boa história. Ouvir ou contar, tanto faz. Ilson é engenheiro civil, e junto aos projetos que desenvolve na carreira profissional está um que trabalha com especial carinho: recolher e registrar expressões, palavras e regionalismos da Ilha de Santa Catarina.
Conta os causos e lendas que fazem parte do folclore ilhéu com tanta convicção que qualquer um é capaz de acreditar. Suas fontes são altamente confiáveis, todos moradores com mais de 70 anos. O trabalho começou como uma brincadeira em 1981 e hoje já soma mais de 300 entrevistas, que ainda precisam ser digitadas.
Se o texto ao lado não tem nenhuma palavra grafada como se fala, seguimos a primeira observação que Ilson fez ao nos receber em sua casa.
— Falar é uma coisa, escrever é outra. Manezinho pode falar com sotaque diferente, mas isto não significa que escreva errado. O manezês vem dos açorianos e não é uma corruptela da língua portuguesa. É erudito - afirma.
Ele lembra que os açorianos que por aqui aportaram eram súditos de Dom Miguel I, que foi expulso de Portugal e exilado nos Açores.
Eles, que trouxeram o linguajar que, apesar de todas as mudanças, resiste à miscigenação de culturas e encanta qualquer pessoa que desembarque por aqui.
Vocabulário
:: Jogar sério - namorar
:: Estar de barriga - grávida
:: Estrovar - importunar, incomodar, atrapalhar
:: Espravoada - avoado, desatento; quem não olha onde mete o pé
:: Cróca - sentado sobre os calcanhares
:: Coberta d'alma - quando alguém morria, era dada roupa do falecido para outra pessoa, pela alma daquele. O presenteado com a coberta d'alma deveria usar a dita na missa de sétimo dia
:: Amachorrado - aquietado, encolhido, entristecido, macambúzio
:: Enfunchado - chateado, aborrecido, amuado
:: Escola de balduíno - lugar onde estudam os analfabetos
:: Escola do doutor Russo - usado para designar sujeito espertalhão
:: Estar com mula amarrada - ficar emburrado, calado
:: Bucica - vagabundo, sem-vergonha
:: Região das três pontes - local onde hoje é a Avenida da Saudade
:: Coça - camassada de pau
foto by Helga
texto : Diario Catarinense 23/03/2010