14 setembro, 2018

Maravilhoso milagre elas venceram ! Baleias em Santa Catarina ..porem segue a luta !





Em uma decisão unânime, hoje, a Comissão Baleeira Internacional (IWC) aprovou a Resolução de Combate à Pesca Fantasma. A proposta, feita pelo governo brasileiro na 67ª reunião da IWC, foi elaborada com o apoio da Proteção Animal Mundial.

"Estamos muito felizes com essa vitória! A adoção da resolução significa que, de agora em diante, a Comissão Baleeira Internacional terá que dedicar tempo e recursos para pesquisas sobre redução e erradicação da pesca fantasma de baleias e pequenos cetáceos (como golfinhos), contribuindo assim com o bem-estar e conservação desses animais", comemora João Almeida, gerente de vida silvestre da Proteção Animal Mundial.

Nossa equipe colaborou diretamente com o Ministério do Meio Ambiente na elaboração da resolução, ao longo de 2018. E nesta semana, estivemos presentes na IWC 67, em Florianópolis, para pedir aos 89 países-membros que votassem a favor da proposta.

A pesca fantasma é a maior ameaça enfrentada pelos animais marinhos no mundo.

Aqui estão os vilões  !  O Japão votou contra o projeto, apoiado pela Islândia, Noruega e Rússia.
 A delegação japonesa pressionou por uma mudança de regras nas reuniões bienais que permitiriam que as decisões fossem tomadas por maioria simples, em vez da atual maioria de três quartos. 


 " As nações da região querem criar - e têm todo o direito de criar - um refúgio seguro para as baleias sob ameaças contínuas de caça comercial, morte por emaranhamento em equipamentos de pesca, poluição marinha e ferimentos causados por navios",  disse Delgadillo, da HSI. “


Nenhum comentário: