05 fevereiro, 2019

O Crime de Brumadinho !




O rompimento da barragem de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, resultou em um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil.

A barragem classificada como de "baixo risco" e "alto potencial de danos", era controlada pela Vale S.A. estava localizada no ribeirão Ferro-Carvão, na região de Córrego do Feijão, no município brasileiro de Brumadinho, a 65 km da capital mineira, Belo Horizonte.

O rompimento resultou em um desastre de grandes proporções, considerado como um desastre industrial, humanitário e  ambiental,
 com 134 mortos, 120 foram identificadas. 
Outras 199 pessoas seguem desaparecidas, gerando uma calamidade pública. ( em 05/02/2019 as 11:30 hs ) 



 O desastre pode ainda ser considerado o segundo maior desastre industrial do século e o maior acidente de trabalho do Brasil.

O presidente da Vale, Fabio Schvartsman......assassino !

em entrevista coletiva salientou que na tragédia de Brumadinho "o dano humano será maior", diferente do rompimento da barragem de Bento Rodrigues, em Mariana, que também era controlada pela Vale S.A. e está a menos de 200 quilômetros de Brumadinho.

A tragédia de Mariana, de 2015, é, até então, o mais grave desastre ambiental da história provocado por vazamento de minério.

 Nesta perspectiva, um dos autores do relatório sobre barragem de minério intitulado Mine Tailing Storage: Safety is no Accident, publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o geólogo Alex Cardoso Bastos, afirmou que "a tragédia em Brumadinho estará, certamente, no topo dos maiores desastres com rompimento de barragem de minério do mundo .

Lira Itabirana


O Rio? É doce.
A Vale? Amarga.

Ai, antes fosse Mais leve a carga.

Entre estatais E multinacionais.... Quantos ais !

A dívida interna.
 A dívida externa
 A dívida eterna

Quantas toneladas exportamos
De ferro?

Quantas lágrimas disfarçamos Sem berro



 Em 1984, o poeta Carlos Drummond de Andrade, mineiro de Itabira, publicou um poema que, de certa maneira, já era uma profecia sobre o que ocorreria em 2015 Mariana e 2019 Brumadinho .






Nenhum comentário: