10 junho, 2006

Adoro Gatos

Curiosidades sobre Gatos


A Tribo JAKUR, da Malásia, venerava os bichanos. Acreditavam que um gato os guiaria, depois da morte, numa viagem através das terras infernais, rumo ao paraíso. O gato tornaria a caminhada suportável para as pobres almas, usando seu poderoso spray para refrescar o inferno.
UMA LENDA RUSSA fala do gato sábio que passava seu tempo aninhado no alto de um pilar de ouro, cantando baladas e contando histórias para o povo que se reunia em volta dele.
OS CHINESES atribuíam aos gatos o poder de prever o tempo. O gato que piscava anunciava chuva. Parece que Mao quer dizer gato em chinês.
NA PÉRSIA se acreditava que um espírito irmão, o hemzad, nascia ao mesmo tempo que cada homem, destinado a lhe fazer companhia pela vida afora. Os hemzad adotavam a forma de um gato preto para vir ao mundo.
MAOMÉ AMAVA tanto sua gata, Muezza, que não gostava de se separar dela, que dormia nas mangas largas de sua túnica. Na tradição muçulmana o gato é dotado de baraka, a chama sagrada do espírito.
NO EGITO antigo onde se venerava a Deusa Gata Bast, benfeitora e protetora do homem, matar um gato era crime punido com a morte. Foram encontradas muitas mumias de gatos com camundongos embalsamados ao lado, para alimentá-los na Grande Viagem. Quando o gato de uma família morria, os membros dessa família raspavam as sobrancelhas em luto. A palavra egípcia para gato é Mau, que também significa Ver.


Text : by Miaumanaque
Leila Galvão
Image:from Web

Nenhum comentário: